CPISS – Comissão Permanente Interinstitucional de Segurança e Saúde

Criada para minimizar riscos de acidentes de trabalho e prezar pela saúde e segurança dos trabalhadores, a Comissão Permanente Interinstitucional de Segurança e Saúde (CPISS) faz parte das ações de campo do programa Construção Legal. Sua missão é realizar vistorias nos canteiros de obras, em uma ação educativa que visa fiscalizar e orientar quanto às conformidades exigidas pelas normas e leis.

No Canteiro

A atuação da CPISS acontece nos canteiros de obra, onde técnicos cedidos pelo Sinduscon-Rio, Seconci-Rio e Sintraconst-Rio analisam não só itens da Convenção Coletiva de Trabalho, como fornecimento de café da manhã, concessão de vale transporte, carteira de trabalho, jornada semanal, banco de horas, marcação de ponto, mas também pontos relacionados à Saúde e Segurança exigidos pela NR-18, entre os quais instalações sanitárias, vestiário, alojamento, refeitório, cozinha, distribuição de EPI, fechamento do poço do elevador e proteção contra quedas.

As empresas vistoriadas recebem um laudo de orientação, após a análise, o qual aponta as melhorias que, porventura, devam ser implantadas para saúde e segurança daquele canteiro. Após 60 dias, é realizada uma visita para verificação das conformidades.

As vistorias realizada pela CPISS possuem viés educativo e ajudam no combate aos acidentes de trabalho. As visitas são indicadas pelo Sintraconst-Rio, com base no tamanho e complexidade da obra, histórico de acidentes ou denúncias. O Sinduscon-Rio é o encarregado de pré-agendadas as vistorias com os responsáveis pela obra.